quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Projeto Higiene Pessoal

CASA DO MARINHEIRO DO RIO GRANDE CAMARIG
Biblioteca Viscondessa Maria Eufrásia Marques Lisboa

Projeto: “Higiene pessoal”

1. Contexto
O Projeto “Higiene pessoal” é uma atividade de extensão da Biblioteca Viscondessa Maria Eufrásia Marques Lisboa que se apóia na colaboração de pessoas físicas e pessoas jurídicas, arrecadando materiais de higiene para os residentes do Lar da Criança Raia de Luz.
A higiene pessoal é o conjunto de meios que mantém as condições que nos auxiliam a prevenir doenças e a manter a saúde e o nosso bem-estar. Os hábitos de higiene incluem a limpeza do corpo, uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o cumprimento das horas de sono diárias.
A saúde também será garantida se o vestuário e o calçado forem adequados, pois são eles que protegem o organismo contra as variações de temperatura e muitos outros fatores ambientais. O vestuário e o calçado devem ser confortáveis permitindo uma boa postura e devem estar sempre limpos.
Ser saudável é estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece uma atenção especial, e que esse conjunto de meios nos traz grandes benefícios.
“SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"

2. Justificativa
HIGIENE PESSOAL É SAÚDE!
O orfanato Lar da Criança Raia de Luz é um lar provisório para crianças e adolescentes, uma casa que oferece abrigo as crianças direcionadas pelo Juizado da Criança e do Adolescente de Rio Grande, sendo afastadas judicialmente do convívio familiar. Este afastamento muitas vezes ocorre por maus tratos causados, pelo uso de drogas, violência, abuso sexual ou mesmo abandono.
No Lar da Criança Raio de Luz, as primeiras crianças foram recebidas no dia 17 de dezembro de 1999. Este Lar oferece acolhimento às crianças, em uma casa confortável e arejada que fica localizada em uma área afastada do centro da cidade, projetada para resgatar a convivência de um lar, com capacidade para acolher 25 crianças, contando hoje com uma superlotação, atendendo a 31 meninos e meninas.
Nós que tivemos oportunidades diferentes do que aquelas crianças do Lar da Criança Raio de Luz, sabemos que a limpeza do corpo, das roupas, dos utensílios e das habitações diminuem riscos de diferentes infecções. Além de termos este conhecimento a vida nos oferece condições financeiras para manter estes hábitos saudáveis dentro de nossos lares.
E as crianças do Lar da Criança Raio de Luz? Quais são os materiais que possuem para sua higiene pessoal? Quais são as condições que elas têm para praticar e manter a saúde física e mental e prevenir doenças?
Não devemos esquecer também que ao falar em vida saudável é falar em higiene pessoal, porém existem outros fatores que, direta ou indiretamente, influenciam o nosso bem-estar, a exemplo de uma alimentação balanceada, da prática de exercícios e uma boa noite de sono.
Vamos ajudar, contribuir e prencher de forma decisiva esta lacuna na vida destas crianças e estaremos colaborando na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

3. Objetivos
3.1 Objetivo Geral:
O objetivo principal do Projeto "Higiene pessoal", sem saúde não há vida, é oportunizar o direito à saúde das crianças do Lar da Criança Raio de Luz. É tentar sensibilizar a sociedade de forma geral na busca permanente de materiais que levem o bem estar e a saúde, a fim de capacitar estas crianças na utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

3.2 Objetivos Específicos
Tentar amenizar algumas deficiências tais como:
- levar materiais de higiene pessoal para que possam adquirir/manter bons hábitos de higiene;
- estimular através dos materiais de higiene a prática correta de tomar banho, cortar as unhas, pentear e manter limpos os cabelos entre outros;
- Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
- possibilitar oportunidades de resgate da auto-estima, favorecendo o intercâmbio social.

4. Público-alvo
Residentes do LAR DA CRIANÇA RAIO DE LUZ
Rua Forte Santana, 784 – Fone: 32319059 – Rio Grande – RS.
CNPJ: 034.29901/0001-91 Inscrição Municipal: 427.082/7
Instituição reconhecida como Utilidade Pública pelo Decreto Lei 5419 – 18/06/2000
Responsável: Rosinha Mattos Marzol
Número de crianças assistidas: aproximadamente 31 (trinta e uma)
Faixa etária: de 0 semanas a 15 anos

5. Metodologia
Todos que quiserem colaborar com o projeto “Higiene pessoal” podem
entregar os materiais nos dois locais definidos abaixo:
1- Biblioteca Viscondessa Maria Eufrásia Marques Lisboa
Endereço: Anphilóquio Reis, s/n –
Vila Militar - Rio Grande- RS.
CEP: 96201-240
Contatos: Mônica Pischke, Maria Helena Machado de Morais e Jair Iovanovichi
Coelho.
Telefone: (53) 3233-6163
Email: biblioteca@5dn.mar.mil.br
Manhã: Segunda, quarta e sexta-feira das 08:00 as 12:00
Tarde: de segunda a sexta das 13:30 as 20:00.
Bibliotecária responsável
Mônica Pischke
CRB - 10/1395

2- LAR DA CRIANÇA RAIO DE LUZ
Endereço: Forte Santana, 748 (esquina 1º de Maio)
Bairro Hidráulica Cep: 96201-180
CNPJ: 03429901/0001-91
Tel.: (53) 3231-9059 e (53) 3232-5891
Responsável: Rosinha Mattos Marzol
Os materiais de higiene pessoal arrecadados serão encaminhados ao Lar da Criança Raio de Luz, no dia 12 de novembro. Esta campanha ajudará significativamente, pois lembramos sempre de que as crianças necessitam de alimentação, esquecendo-nos de que as mesmas necessitam também de materiais para higiene pessoal.

6. Bibliografia
Cobra, Rubem Queiroz. Higiene pessoal. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-higicorpo.html. Obtido em 19 de maio de 2009.
HERMÓGENES, José. Programa de saúde: paz, amor, saúde. Rio de Janeiro: Record, [19--]. 223p.
Higiene. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene. Arquivo capturado em 19 de maio de 2009.
Higiene e comportamento pessoal. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://74.125.113.132/search?q=cache:6EbAsGkgWxQJ:www.mesabrasil.sesc.com.b
r/Cartilhas/Cartilha%2520Higiene.pdf+saude+e+higiene+pessoal&cd=15&hl=pt&ct=
clnk&gl=br. Arquivo capturado em 19 de maio de 2009.
Higiene pessoal é saúde. [online] Disponível na Internet via WWW. URL:
http://www.abet.com.br/portal/f_associado.jsp?p=/abet_informa/195/vida.htm. Arquivo capturado em 19 de maio de 2009.
Sem saúde não há vida. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.educacional.com.br/projetos/ef5a8/semsaude/defaut.asp. Arquivo
capturado em 19 de maio de 2009.

7. Anexo A (sugestões)
Absorventes higiênicos
Algodão
Alicate para cortar unhas
Bandeide
Condicionador de cabelos
Cotonetes
Desinfetante
Detergente para louça
Escova de cabelos
Escova de dente
Esparadrapo
Fraldas
Lenço de papel
Lenço umedecido
Papel higiênico
Pasta de dentes
Pente
Pomada/creme para assaduras
Sabão em barra
Sabão em pó
Sabonetes
Shampoo
Talco desodorantes e antiséptico
Rio Grande, julho de 2009.



Resultado

O projeto foi extendido até o dia 11 de dezembro, pois os integrantes da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre colaboraram através da Sra. Rosângela Silva, na coleta e envio do material de higiene a ser doado as crianças do "Orfanato Raio de Luz".
Nossos agradecimentos pelo empenho dos voluntários que abraçaram conosco esta idéia.
O trabalho voluntário não tem preço, muito pelo contrário é uma dádiva poder ajudar e, uma pequena colaboração faz uma grande diferença para estas crianças!
Parabéns e muito obrigado à todos que levam este projeto para frente.

Rio Grande, 14 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário